Besouro Azul é uma das maiores surpresas do ano em Blockbusters, com direção de Angel Manuel Soto e estrelado por nomes como Bruna Marquezine e Xolo Maridueña acabou se tornando um dos filmes mais divertidos e interessantes de super-heróis e merece muito mais atenção do que outros filmes lançados em 2023.
Recém-formado, Jaime Reyes (Xolo Maridueña) volta para casa cheio de expectativas para o futuro, mas logo descobre que seu lar não é mais o mesmo. Enquanto tenta encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém e faz chegar às mãos de Jaime uma antiga relíquia da biotecnologia alienígena – o Escaravelho. Quando o Escaravelho escolhe Jaime como seu hospedeiro simbiótico, sua vida muda para sempre. Ele ganha uma incrível armadura que lhe dá poderes extraordinários e se torna o Super-herói Besouro Azul.
Nessa lista irei comentar sobre alguns motivos para assistir essa nova aposta da DC!
O LEGADO LATINO
Besouro Azul transpira América Latina tanto pelo elenco com nomes como o de Bruna Marquezine em sua estreia em Hollywood, mas também por conta de como incorpora o realismo mágico, as referências que vão desde aspectos culturais até menções de novelas como Maria do Bairro e programas como Chapolin Colorado, mas também em como isso se traduz na tela como a dinâmica da família, o tom novelesco da aventura bem-humorada e nos conflitos enfrentados do capitalismo.
CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO
Angel Manuel Soto dirige muito bem as cenas e traz muita imaginação tanto para para criar o mundo de equipamentos e tecnologias como também no uso dos efeitos digitais das lutas optando sempre por momentos engenhosos que brincam com as possibilidades do personagem e até flertam com horror corporal, parece em muitos momentos um desenho animado sem medo do ridículo e nem de usar uma fantasia sci-fi que foge do realismo e abraça o cartunesco digno das telonas do cinema.
OS ROMANCES VOLTARAM
Muito se comenta que Blockbusters atuais perderam a boa e velha tensão sexual em casais, não podemos falar isso de Besouro Azul. O elenco é muito talentoso, mas além disso trazem uma forte química de Marquezine com Xolo se tornando um dos pontos altos com atritos, atração e uma relação crescente que explora esses personagens como pessoas com seus problemas e também te faz torcer por um beijo a qualquer momento entre eles.
INSPIRAÇÕES JAPONESAS
O filme sabe muito bem em como brincar de Tokusatsus, os famosos heróis japoneses e você percebe isso tanto na estética como na diversão trazendo lembranças de séries como Kamen Rider ou Cybercops que eram bem frequentes em exibições na América Latina. A produção aposta em grandes visuais icônicos e em combates cheio de coreografias que brincam com um universo que soa bem diferente dos habituais filmes, algo que já serviu de inspiração para Guillermo del Toro ou James Gunn.
SIMPLICIDADE E CORAÇÃO
Dois pontos fortes é tanto o afeto familiar como também o fato de ser um Blockbuster com sabor de anos 90. Existe uma união da família através do tio Rudy (George Lopez), a irmã Milagro (Belissa Escobedo) ou a sabedoria do pai de Jaime (Damián Alcázar) que apoiam Jaime (Xolo Maridueña) em suas dificuldades sociais. Ao mesmo tempo essa é uma aventura de super-herói bem simples e bem executada que te lembra muitos dos clássicos de Sessão da Tarde cheios de coração.
O filme está em exibição nos cinemas, não perca essa chance e assista!