Antes de assumir seu posto na DC, James Gunn trará alguns projetos pendentes para o MCU e um deles já está disponível na Disney+, Guardiões da Galáxia – Especial de Festas.
Na trama, Peter (Chris Pratt) está triste sem ter Gamora (Zoe Saldana) do seu lado. Por isso, sua equipe decide levá-lo para Terra, onde já está na época de Natal para que ele se alegre um pouco e deixar Gamora de lado.
Drax (Dave Bautista) e Mantis (Pom Klementieff) decidem então fazer uma festa inesquecível com presentes para todos e conseguir com que Kevin Bacon faça uma visita a Peter, para deixá-lo ainda melhor. Ainda acompanhados com eles estão Nebula (Karen Gillan), Cosmo (Maria Bakalova), Groot (Vin Diesel), Rocket (Bradley Cooper) e Kraglin (Sean Gunn)
A produção é um Especial de Natal com os marcantes personagens dos Guardiões da Galáxia que nos traz de volta ao seu mundo cósmico e emocional, mas com um sabor natalino bem nostálgico dos especiais comemorativos dos anos 80 e 70.
Aqui listamos cinco motivos para ver esse pequeno presente natalino idealizado por James Gunn:
Protagonismo para Mantis e Drax
O especial enfim nos dá uma história onde vemos Mantis e Drax com foco, usando-se da comédia e drama para revelar a força dos personagens e do potencial de Mantis com uma protagonista além de mostrar que ambos formas um dupla cheia de química enquanto caminham pela sátira de nosso mundo e de Hollywood.
Para quem gostaria de ver mais da Mantis vai sem impressionar com a sensibilidade que a atriz e o texto dão para sua personagem, o que faz dela desde agora uma das grandes personagens da Marvel nos cinemas.
Trilha sonora impecável
As músicas sempre são um ponto forte das produções de Gunn, aqui ele traz John Murphy mais uma vez como compositor e agora ao lado de uma bela seleção de músicas que mesclam a data natalina com o espírito de rock e pop da franquia.
A diferença dessa vez é pelo fato do diretor ter composto a letra da música “I Don’t Know What Christmas Is (But Christmastime Is Here)” ao lado de Rhett Miller do grupo Old 97’s, além de ter uma performance musical de arrepiar de Kevin Bacon no especial.
Nostalgia dos Anos 70 e 80
Assim como Pacificador foi uma produção que adaptou o estilo do diretor para o formato da TV sem perder sua abordagem, o mesmo é feito aqui mas em relação como eram especiais de TV em 70 e 80, seja pelos cenários simulando um palco aberto ou pela mistura de shows, esquetes cômicas e animação sabendo como usar nostalgia em benefício de sua história simples.
É uma produção com aquele sabor de infância que tem uma aura lúdica com toda a mística do Natal de décadas passadas.
Sentimentalismo Sincero da Franquia
Guardiões da Galáxia é uma das poucas franquias do MCU que se permitem sentir sentimentos genuínos além de um cinismo dos blockbusters.
Mais uma vez vemos que esses personagens funcionam e são queridos porque o texto e direção não tem medo de soar melodramático ou bobo ao abraçar com honestidade esses sujeitos estranhos e quebrados pela vida, tudo isso enquanto traz sua anarquia na comédia ao zoar constantemente Kevin Bacon.
A Incrível Criatividade de James Gunn
Sem medo algum, o especial brinca com linguagem ao longo de seus 42 minutos executando com perfeição trechos em animação que homenageiam o clássico animador de rotoscopia Ralph Bakshi, ao mesmo tempo mescla muitas inspirações do infame Especial de Natal de Star Wars.
Essa mistura de vários elementos em curto espaço de tempo tem mais lógica e coesão narrativa que muitas outras produções do estúdio, além dele conseguir criar um visual único e lindo para o especial sem perder o aspecto de Especial de TV e de alguma forma acaba sendo mais bonito e melhor produzido que muitos blockbusters.