A 18ª Bienal do Livro do Rio termina nesse domingo, 10 de setembro, com ótimos índices comparados a edição anterior.
O evento que ocorreu entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentre, trouxe um aumento de 15% do público jovem com idade entre 15 e 19 anos, representando 33% do total de visitantes. Uma das novidades que pode ter alavancado esse crescimento foi a “Arena #SemFiltro” que contou com discussões de temas diversos, muitas vezes mediados por pessoas populares entre o público adolescente.
As melhorias no transporte público da região também colaboraram para o aumento das visitas, sendo que neste ano ele foi usado por 56% das pessoas que compareceram ao evento.
No entanto, a crise alinhada com preços abusivos de alguns estandes, não permitiu que as vendas tivessem uma melhoria significativa em relação a última edição que aconteceu em 2015. Segundo os dados divulgados, cada pessoa que passou pela Bienal saiu com 6,6 livros, e a média de preços entre os títulos ficou em R$25,18.
A informação mais surpreendente para a organização foi saber que 14% dos visitantes vieram de outros estados, mostrando que a Bienal, não apenas tem incentivado a leitura, como também possui uma repercussão positiva na economia do estado.
Por fim, a pesquisa de satisfação realizada com os visitantes apresentou dados positivos fechando com a nota 8,6, representando um aumento razoável comparado com 2015 que ficou com 8,4. Além disso, 93% dos entrevistados afirmaram que pretendem retornar na próxima edição que deverá ocorrer em 2019.