Em 2017 Pernambuco foi privilegiado com a CCXP Tour Nordeste, convenção de cultura pop que acontecia anualmente no estado de São Paulo e fazia o público nerd clamar por uma edição no estado carente de eventos dessa proporção. Sendo assim, agora em 2018 foi promovido a primeira Bienal Geek que tinha o objetivo de oferecer uma nova experiência para o público deste gênero. Diante disso, o evento ganhou forma e a sua primeira edição aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Um dos destaques da programação foi a presença dos membros do Choque de Cultura, que participaram ativamente nos dois dias de evento, interagindo com todos os fãs presentes. Daniel Furlan, Raul Chequer e David Benincá também participaram de um bate papo no palco principal. Enquanto no segundo dia, a atriz global e empresária, Isabelle Drummond e sua sócia Mariana Fernandes estiveram presentes para falar sobre empreendedorismo jovem e criatividade, ambas deram dicas preciosas para quem quer empreender.
Outras atrações também movimentaram o evento como: palestras, debates, oficinas, apresentações artísticas, concursos de cosplay e k-pop, lançamento de livros, bate-papo, sessões de fotos com convidados especiais, sala temática Potterando (quadribol), competição de games, plataforma de lançamentos de HQs, espaços de realidade virtual com experiência educativa, arena swordplay, exposição e comercialização de produtos e serviços geeks.
Em especial, tivemos um espaço chamado Távola Nerd e #PapoGeek, ambos com painéis para bater um papo sobre conteúdo de séries, filmes, jogos, animes e cosplays, trazendo à tona assuntos como representatividade e a importância desses temas para quem vive no universo nerd.
E claro, tivemos ainda o querido Artist’sAlley (Beco dos Artistas), onde 60 quadrinistas estiveram expondo seus trabalhos e autografando suas obras. E para os gamers, a Escola Saga disponibilizou em seu estande uma programação de games e computação gráfica especial.
Com a Bienal Geek, o público pernambucano mais uma vez provou amar a cultura pop, uma pena o evento ter acontecido em um momento turbulento que, apesar de não ter comprometido a programação, sabemos que a situação atual do nosso país acabaram influenciando no sucesso da primeira edição. Portanto, contamos com todos os geeks pernambucanos para mostrarem sua força no próximo ano.