Em 2003, o filme “The Room” estreava em um cinema da Califórnia, dirigido, escrito, produzido e estrelado por Tommy Wiseau. Estima-se que ele investiu mais de 6 milhões de dólares na produção, que arrecadou apenas 1.800 dólares no fim de semana de estreia. O filme entrou para a lista dos piores filmes de todos os tempos e os bastidores de sua produção é mostrado na comédia “Artista do Desastre“, de James Franco.
James Franco atua como diretor e protagonista do filme, baseado no livro de Greg Sestero, amigo de Wiseau e co-protagonista de “The Room”. A trama começa nos anos 90, quando Tommy Wiseau (James Franco) e Greg Sestero (Dave Franco) se tornam amigos após se conhecerem em uma aula de teatro, em São Francisco. Ambos mantém a ambição de se tornarem grandes atores de Hollywood e a dificuldade em conseguir uma oportunidade de trabalho é o que incentiva Wiseau a criar seu próprio filme.
A sensibilidade e o bom humor são os condutores do filme, que se constrói em torno da produção de “The Room” e a singular amizade entre Tommy e Greg. Tudo foi impecavelmente produzido, desde a caracterização e construção dos personagens até a reconstrução das cenas do filme original.
O elenco reuniu grandes nomes: irmãos Franco, Seth Rogen, Zac Efron, Josh Hutcherson, Alison Brie, Ary Graynor, Hannibal Buress, além de participações especiais de Bryan Cranston e dos diretores J. J Abrams. e Judd Apatow.
A atuação de James Franco, sem dúvida, é um dos maiores destaques da obra. O ator venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Comédia pela interpretação do excêntrico e caricato Tommy. Para os que desconhecem o real Tommy Wesleau, há algumas cenas pós crédito que comparam o filme original com O Artista do Desastre, onde é possível comprovar a grandeza do trabalho de Franco.
Muitos críticos chegaram a considerar essa a melhor atuação da carreira de James Franco. Ele certamente seria indicado a algumas categorias na premiação do Oscar, mas seu nome não apareceu em nenhuma das indicações, ao que tudo indica graças as acusações de assédio sexual em que o ator está envolvido.