As novas tecnologias proporcionaram, não apenas a facilidade de se comunicar, como também trouxeram uma linguagem própria, e dentro dessa nova forma de comunicação foram inseridas palavras abreviadas, e os próprios emojis que se tornaram úteis por transmitirem uma mensagem sem a necessidade de digitar grandes frases, podendo expressar sentimentos, ações que estão sendo realizadas, e inúmeras emoções. Os emojis são um verdadeiro universo de figurinhas que são usadas constantemente pela maioria dos usuários das mais diversas redes sociais.
“Emoji – O Filme” é uma produção assinada pela Sony Pictures Animation, e vai contar a história de Gene, um emoji que possui múltiplas expressões, mas para se encaixar nos padrões da cidade de Textópolis ele precisará reprimir essa habilidade e executar apenas uma de suas emoções, caso contrario, Sorrizete (?) irá apagá-lo definitivamente, no intuito de manter o app de texto funcionando corretamente, sem desencadear problemas para os humanos que o utilizam. Sendo assim, Gene decide fugir da cidade para procurar por ajuda, e em meio a isso, ele acaba encontrando o Bate-Aqui (✋) e a hacker Rebelde, que acredita que a solução para todos os problemas esteja na “Nuvem”, dando incio a uma aventura por dentro dos mais diversos apps de celular.
O gênero de animação tem se tornado uma boa opção para os adultos que vão acompanhar seus filhos, mas que pela mensagem transmitida também acabam se afeiçoando pelo filme, como foi o caso de “Zootopia” (2016) e “Divertida Mente” (2015) que acabaram conquistando um público de todas as idades. Emoji não deve gerar tal impacto por se tratar de uma animação despretensiosa, mas que não deixa de ser divertida e consegue passar uma mensagem positiva acerca das amizades, a importância do apoio familiar, e que acima de tudo, devemos ser quem nós realmente somos.
Em Emoji há diversas semelhanças com “Divertida mente” (2015) e “Uma Aventura Lego” (2014). O seu roteiro é assinado por Eric Siegel ao lado de Anthony Leondis, e apesar de ter vários envolvidos, o texto é simples e a história se torna interessante graças a possibilidade da identificação entre os expectadores e os personagens. Mike White dirige a animação, e tudo é feito em torno da aventura dos emojis tentando chegar à nuvem, vivenciando diversas experiências dentro de apps como: Instagram, Candy Crush, Just Dance, entre outros, todos muito populares pelos usuários de Smartphone.
“Emoji – O filme” tem sofrido duras críticas, sendo que existem diversos aspetos positivos, como a dublagem brasileira que é incorporada a nossa cultura, as cores vibrantes do filme, e até mesmo o seu roteiro simples que consegue ser muito divertido.