Crítica: Haifa Street – Corações em Guerra

Nessa semana Haifa Street – Corações em Guerra é um dos lançamentos do streaming Cinema Virtual.

Após tantos anos com o público conhecendo os conflitos no Iraque por perspectivas moralistas ocidentais e uma visão predominante do imperialismo dos EUA, agora nós temos um longa de drama de guerra feito totalmente sob a ótica dos iraquianos, mostrando como eles lidavam com esse cenário desolador e complicado para as pessoas que viviam no centro desse ambiente.

A trama do filme se situa em 2006, Bagdá é devastada pela violência e a Rua Haifa é o epicentro do conflito. Desavisado, Ahmed chega ao local a caminho da casa da amada, para pedir a mão dela em casamento, mas acaba levando um tiro de um sniper que vive seu próprio inferno.

A produção apesar de ter certos nomes no elenco com maior destaque como Yumna Marwan e Asad Abdulmajeed, a história lida com o elenco e os personagens mais como perspectivas realistas de como era conviver ao lado desses conflitos apostando muito mais em um drama familiar sobre essas pessoas.

Além disso, no decorrer da trama vemos os esforços constantes da família de Ahmed querendo retirar o corpo, porém sendo sempre impedidos por Tariq, o franco-atirador que enfrenta um inferno pessoal devido à pressão que sofre pela presença das ocupações americanas.

A direção de Mohanad Hayal consegue nos transportar para dentro desse contexto surreal e nos fazer compreender um pouco sobre a vivência de diferentes pessoas e de como elas convivem com a tensão ao seu redor, sempre se usando de um roteiro que investe em pequenos detalhes nos diálogos sem muita exposição ou qualquer tipo de lição de moral melodramática.

Haifa Street – Corações em Guerra é claramente um filme denúncia sobre a vida dentro desse epicentro e sobre nem tudo é tão preto no branco e simples como a mídia e o entendimento davam a entender sobre as ocupações dos EUA no Iraque.

Para assistir aos filmes, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em http://www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso.

Os títulos ficam disponíveis durante 72 horas após a compra para até três dispositivos.