É um ditado popular dizer que “um olhar vale mais que mil palavras”, e de uma certa forma o dito é verdadeiro. Muitas vezes através do olhar conseguimos captar e transmitir emoções, desejos, angustias e qualquer outro sentimento que não conseguimos expressar por meio das palavras, seja por medo de tentar ou simplesmente por não querer, por achar mais seguro e coeso manter apenas no nosso subconsciente. Com essa repressão, é comum que demonstremos nossos sentimentos através dos outros sentidos, talvez respirando de forma ofegante ou usando as mãos para cutucar objetos buscando uma forma de aliviar a tensão, e por fim até mesmo o olhar que seria então o mais sensível deles. Por conta desse medo ou até mesmo insegurança muitas vezes deixamos momento importantes passarem, e então oportunidades são perdidas e talvez até mesmo uma amizade ou um grande amor também se vai.
É com essa temática que ‘El Secreto de Sus Ojos’ vem nos testemunhar o potencial crescente do cinema Argentino. Uma trama solida de suspense, com um teor maravilhoso do drama e do romance. Uma historia que passeia pelo tempo para relatar um caso perturbador de estupro, cujo o agressor ainda não foi encontrado. No background temos uma relação amorosa que teve como antagonista o ‘medo’ esse que, como dito antes, inibe nossas ações e por muitas vezes reprime nossos sentimentos sendo quem sabe o maior inimigo do homem. A Narrativa da trama é envolvente e possui um ritmo crescente a cada minuto que se passa algo surpreendente acontece, o que você acreditava estar certo no final das contas eram apenas delírios. A atmosfera em determinado ponto chega a se assemelhar à das produções de David Fincher como Seven e Garota Exemplar, mas antes que você viaje por completo no suspense, a relação dramática dos personagens te trás de volta ao chão.
Entrando nos segmentos mais técnicos somos abordados com uma fotografia quente com um balanço de branco favorável a trama de suspense, em que os tons amarelados prevalecem. Nos demais as tomadas são bem tradicionais, sem muitas novidades, as lentes são utilizadas com aberturas maiores e sempre posicionadas próxima dos personagens afim de causar uma experiencia mais intimista ao telespectador.
A trilha sonora é muito bem utilizada, sem grandes exageros nas cenas de ação tal como nos momentos mais dramáticos. O destaque maior fica por conta da maquiagem que consegue transformar as viagens no tempo em algo aceitável e convincente andando de mãos dadas com as atuações brilhantes, que junto com uma equipe de direção incrível conseguiram transmitir toda a humanidade dos personagens de forma tão convincente que cria-se um vinculo com o telespectador.
O Segredo dos seus olhos levou o Oscar de melhor filme estrangeiro na premiação de 2010, mas mais do que isso, essa produção é um marco para o cinema do mundo todo, não por trazer algum tipo de inovação, mas sim por sua simples perfeição e narrativa que consegue tirar nota máxima nos quesitos técnicos e ainda assim nos prestigiar com uma belíssima e emocionante experiencia. Afinal isso é a sétima arte, emplacar, comover e acima de tudo entreter.