Até que ponto o terror precisa flertar com o sobrenatural ou usar e abusar de sequências sangrentas para se validar em seu gênero? Se o princípio do terror é assustar e o horror causar impacto visual, aqui temos o melhor dos dois, mas acima de tudo, um excelente drama.
O longa conta a história de Félix e o início de uma fase que podemos chamar de “pré adolescência”, o filme expõe o mundo na ótica do garoto, ainda que não seja em primeira pessoa, tudo gira em torno de suas analises acerca da sociedade, atravessando a linha tênue entre a fantasia da infância e as dificuldades da vida adulta.
Medo é algo que desconstruímos gradativamente com o passar dos anos, faz parte de amadurecer, de tornar-se adulto, no entanto, tudo é uma questão de ponderar a realidade e a superstição, pois o medo em sua síntese sempre nos acompanha, e na maioria das vezes não é um sentimento fácil de ignorar, e é com essa premissa que o filme se consolida.
O roteiro é belo e sabe transmitir essa mensagem muito bem em todo seu desenvolvimento. Aqui temos um garoto com cerca de 10 anos, que passa a temer a separação dos pais, a repressão social acerca de certas praticas, as doenças sem cura, e até mesmo aos criminosos que são tão reais quanto os fantasmas do filme A Entidade – referência citada no próprio filme.
Outro ponto positivo e bem executado é a relação entre os irmãos e até seus amigos. Tudo aqui é melindrosamente trabalhado para manter o filme condizente com a realidade. As personagens e seus diálogos carregam a missão de projetar no público a nostalgia dessa fase que todos nós já passamos.
A fotografia instiga o suspense e brinca com o medo do que desconhecemos. Pouquíssimos movimentos de câmera são usados, em suma o que mais temos é um enquadramento que varia entre zoom in e zoom out diminuindo e expandindo as composições de cena na medida certa.
“Os Demônios” ao seu término, como em toda boa argumentação, faz jus ao seu título que surpreende pelo seu teor metafórico que facilmente poderia ser substituído por “Os Medos” pois é sobre essa ideia que o longa se apoia.
O filme canadense “Os Demônio” faz parte dos longas exibidos na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo