Carrie Fisher nos deixou essa semana, uma brava mulher e talentosa atriz que deixou um grande legado em filmes como “Pânico 3”, “Hanna e suas Irmãs”, “O Império do Besteirol Contra-Ataca”, “Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro”, “Os Irmãos Cara-de-Pau”, “Mapa Para as Estrelas” e sua icônica participação na saga “Star Wars”. No entanto, o que poucos conhecem são seus trabalhos como escritora de livros e roteiros.
Fisher reescreveu diversas falas e remodelou quase que totalmente seu personagem de Star Wars, mas isso era apenas o começo para ela, tempos depois ela se aventurou pela escrita de diversos livros como Memórias de Uma Princesa, Wishful Drinking e Postcards from The Edge também conhecido como Postais do Abismo, livro semi-biográfico sobre a história da atriz Suzanne Vale que após sofrer uma overdose é obrigada a morar com sua mãe. Ao longo da história Fisher desfere muito realismo e ironia ao retratar o processo de reabilitação da atriz e os bastidores sombrios de Hollywood, a obra inclusive foi adaptada para filme com o título “Lembranças de Hollywood” e estrelado por Meryl Streep, Gene Hackman, Dennis Quaid e Shirley McLaine, dirigido por Mike Nichols e com roteiro da própria Fisher.
Além de ter assinado o roteiro do filme “Lembranças de Hollywood”, Carrie também foi uma bem-sucedida “Script Doctor” nos anos 90. Para quem desconhece o termo, “Script Doctors” são pessoas contratadas para adicionar e corrigir falas, reconstruir arcos do roteiro, resumidamente é alguém contratado para salvar algum roteiro sem jamais ficar com os créditos. Alguns dos roteiros que tiveram a mão dela foram: “Hook – A Volta do Capitão Gancho”, “Máquina Mortífera 3”, “Mudança de Hábito” entre outros, melhorando muito o texto desses filmes, que segundo ela, o período que trabalhou com isso “Foi um longo e lucrativo episódio da minha vida”.
Carrie Fisher será para sempre lembrada por ter mostrado a imposição de uma mulher forte dentro de uma franquia da cultura pop, por ter impressionado a todos com seus livros e por ter permitido que diversos filmes alcançassem todo seu potencial.