Manual de Sobrevivência: Comic Con Experience

Comic Con Experience 2016

 

Amanhã começa o evento mais épico da América latina, a Comic Con Experience. Muitos já devem estar ansiosos aguardando cada minuto para poder conferir as novidades da terceira edição, porém alguns cuidados devem ser tomados para conseguir curtir o evento com tranquilidade sem grandes dores de cabeça.

Pensando nisso segue algumas dicas, que para alguns podem parecer óbvias, mas para outros acabam passando batidas ou sendo subestimadas.

 

1 – Leve Água

Sim, tanto quanto básico, mas você pode estar cogitando a possibilidade de comprar uma garrafinha lá no evento ou apenas usar o bebedouro quando houver necessidade. A verdade é que o São Paulo Expo é um local totalmente fechado que costuma ser muito quente, o que é propicio a desidratação e consequentemente faz com que até os menos saudáveis tenham mais cede no decorrer do tempo. O problema maior é que mesmo não se importando em pagar uma fortuna em uma garrafinha lá no local, é provável que em determinados momentos você não tenha condições de procurar por um quiosque, talvez por estar em uma mega fila de um painel ou de um estande. Caso a sua munição de água acabe ainda terá de enfrentar as filas enormes dos bebedouros, o que também pode gerar dor de cabeça.

Então leve sua garrafa de casa, e leve uma grande, talvez até mais de uma. Caso opte por comprar diretamente no evento, faça isso logo na entrada para prevenir a necessidade.

 

 

2 – Leve comida e almoce em horários estratégicos

Os mais acostumados com esses eventos grandiosos já carregam um grande estoque alimentício na mochila, mas não é atoa. Comer no evento não é uma simples opção mais cara, mas é também arriscada e até estressante pois a praça de alimentação é pequena e não comporta todo mundo. Esse ano o espaço foi ampliado, mas seu público também cresceu, logo não conte com a sorte e evite os horário de maior movimento (12h – 15h), antes das 11h ou depois das 16 horas o ambiente fica mais tranquilo e torna-se receptivo. Para segurar a fome até esses horários é melhor levar lanches de casa ou até mesmo alimentos práticos que possam ser comprados nos quiosques e consumidos com facilidade.

 

 

3 – Organize seu tempo

Parece brincadeira, mas dois dias na Comic Con Experience 2015 não foram suficiente para curtir todo o evento. Na edição desse ano, com o número de atrações triplicado não será diferente. Sendo assim, mesmo para quem vai nos 4 dias deve se organizar para conseguir passar em todos os estandes e ainda acompanhar os painéis dos artistas favoritos.

Uma sugestão é usar a quinta e sexta para brincar na maioria dos estandes, tirar fotos e comprar o que deseja. Já no sábado e domingo que costumam estarem lotados é hora de ir para a fila e ficar nos painéis. No final de domingo algumas lojas costumam fazer promoções, então é a hora de pechinchar e conseguir o melhor preço.

E falando nos painéis, vamos a quarta dica;

 

 

4 – Não subestime as filas

Com tantas atrações é comum ficar perdido e subestimar algumas filas, fazendo com que você pressuponha que determinado painel não terá lotação pois a série ou artista que estará presente não é tão conhecido, portanto você pode chegar com uma antecedência pequena e tudo dará certo. Bom sinto-lhe dizer que isso na maioria das vezes não acontece. Muitas vezes o que você julga como pouco é exatamente o necessário para te deixar de fora do auditório acompanhando tudo apenas pelo telão ou nem isso.

Então chegue na fila do auditório com no minimo 2 horas de antecedência e confira a lotação. Vale ressaltar que o auditório Cinemark comporta mais de 3 mil pessoas, no entanto quem já está dentro da sala assistindo uma palestra anterior não tem a obrigação de sair, ou seja, muitas pessoas que vão assistir um painel das 14h por exemplo, já ficam dentro da sala para assistir o que vem em seguida.

 

 

5 – Não tenha um Smartphone com Windows 10 mobile / Windows Phone

Claro que isso é uma brincadeira gente, mas se deve ao fato dos organizadores não terem disponibilizado um aplicativo do evento para a plataforma da Microsoft, o que acaba dificultando a vida dos usuários, fazendo com que eles tenham que acessar o site sempre que necessitarem de informações.

Se você usa IOS ou Android baixe o aplicativo pois ele possui uma agenda organizada que é bem útil para montar a sua programação e não perder a hora.

 

 

6 – Seja educado e respeitoso uns com os outros!!

Ano passado presenciei diversos casos desagradáveis que poderiam ter sido resolvidos com o minimo de respeito ao próximo. Nas enormes filas dos painéis alguns grupinhos ficavam empreitando oportunidades para invadir brechas na fila e entrar no meio do processo de forma desonesta e grosseira. Em outra locais como no banheiro, algumas pessoas tentavam usar seus títulos (Expositor, imprensa, organização) para furar a fila. E isso além de covarde é contra todas as regras do evento.

Outro ponto marcante na CCXP são os Cosplayers, e os mesmos também merecem respeito. Independente do traje ou personagem representado é importante saber os limites de uma brincadeira e invasão de privacidade ou assédio físico e psicológico.

DENUNCIE: A Comic Con possui um guichê próprio para reclamações dos visitantes. Caso alguém seja desrespeitoso com você, tente procurar por seu nome ou número na credencial e denuncie. Nós da imprensa recebemos uma nota sobre o assunto deixando bem claro que qualquer jornalista que faltar com respeito para com um dos visitantes poderá ter sua credencial caçada e ser banido do evento. Com outros participantes não deve ser diferente. Na edição anterior tivemos o infeliz caso do Pânico que foi banido permanentemente pelos organizadores, o que apenas prova que a equipe do Omelete leva esse assunto muito a sério, portanto não se cale.