[Resenha] O Feiticeiro de Terramar | Ursula K. Le Guin

ciclo-terramar-1dfhfdh

Título: O Feiticeiro de Terramar (Ciclo Terramar #1)
Título original: A Wizard of Earthsea
Autor: Ursula K. Le Guin
Ano: 2016
Páginas: 176
Editora: Arqueiro

Faz um tempo que a editora Arqueiro estava fazendo a divulgação do livro, com isso o hype só estava crescendo. E eu nunca tinha lido um livro da Ursula, sempre ficava namorando alguns livros dela. Como estou lendo bastante livro de fantasia, decidi comprar e me adentrar na história que a autora apresenta.

Logo na primeira página do livro ficamos sabendo que iremos acompanhar a trajetória de Ged, que é um grande feiticeiro,  ele é mais conhecido como Gavião (Por motivos que irei explicar depois ). Mas nesse primeiro livro vamos conhecer a infância de Gavião até começar a sua trajetória para se tornar um grande feiticeiro.

Aos 7 anos e ainda se chamando Duny, ele teve seu primeiro contato com a magia, quando viu a sua tia gritando uma certa rima e fazendo a cabra que estava no telhado descer. E como toda criança que vê algo legal, ele tenta realizar o feitiço em um pasto cheio de cabras, aparentemente tudo deu certo, mas como já era de se esperar as coisas dão erradas por ele não saber um contra feitiço. Mas vendo que tinha um grande potencial sua tia que era uma bruxa decide ensina-lo algumas coisas.

Com o básico do básico, o garoto conseguiu defender a sua aldeia da invasão dos Kargs apenas usando a névoa que estava encobrindo o local.  Após derrotar os Kargs a história do garoto se espalhou rapidamente e depois de cinco dias chega um estrangeiro que foi reconhecido como o mago Ogion, o silencioso.  E ele propõe que o garoto tenha que ser renomeado  o mais rápido possível e também quer tê-lo como seu aprendiz ou leva-lo para que tenha uma ótima instrução. E em uma cerimônia o garoto perde o nome dado pela sua falecida mãe e recebe seu verdadeiro nome: Ged.

A magia utilizada na história é que tudo tem seu verdadeiro nome e quando se tem conhecimento disso, a pessoa consegue dominar o mesmo. Então o verdadeiro nome de uma pessoa nunca pode ser falada para alguém, pois é para sua própria segurança. Somente a família ou alguém extremamente confiável pode ter o benefício de saber. Por isso que as pessoas e feiticeiros o conhecem como gavião.

”Somente no silêncio a palavra, somente nas trevas a luz, somente na morte a vida: o voo do falcão brilha no céu vazio.”

Ged sempre queria conhecer mais e mais palavras e acabou indo para a escola de magia. E logo já lvchglgclcljencontrou um rival, Jaspe, que é aquele tipo de pessoa que se acha melhor que todos e adora debochar de alguém por causa disso. Mas também ele fez uma grande amizade com um um grandalhão chamado Vetch. Ged era um garoto que aprendia muito fácil, ele devorava tudo que os mestres de Roke(mais conhecido como ‘os Nove’)  o ensinava.

Porém, Ged era uma pessoa muito ambiciosa e impaciente. Pra se mostrar superior que Jaspe ele tenta realizar um feitiço que acaba comprometendo o equilíbrio que os grandes magos sempre falavam, e agora a sua vida entra em risco, pois ele liberou uma sombra que possui como objetivo devorar seu invocador.  Agora ele terá que procurar por todo o arquipélago a solução para o seu problema, com isso ele terá que  aprender a  ser uma pessoa melhor através da dor e também terá que ser forte para conseguir um momento de paz em sua vida.

Eu fiquei extremamente maravilhado com a escrita da Ursula, o modo como ela descreve o ambiente das cenas é encantador. Uma parte que me marcou bastante foi o primeiro contato que Ged teve com dragões,onde teve que enfrentá-los.

17359836-_sx540_dfgfdgfd

Também gostei bastante da parte gráfica, o livro tem um mapa no início  que acabei consultando bastante  durante toda a minha leitura. As folhas são amarelas e mais grossas que o habitual, e acabou me agradando bastante.  O Feiticeiro de Terramar talvez não agrade alguns leitores que estão mais acostumados com grandes reviravoltas e muitas cenas de ação. Mas posso garantir que mesmo essa obra sendo simples, ela irá te encantar e te fazer adorar ainda mais a literatura fantástica.

REVER GERAL
Nota
10
Futuro publicitário e mineiro de Belo Horizonte. Sou maluco por filmes, séries e literatura.