O Oscar 2017 acontece no próximo domingo, dia 26 de fevereiro, e com isso reunimos nossa equipe para votar em seus favoritos e chegarmos em um consenso sobre os possíveis vencedores em cada uma das principais categorias.
Caso você ainda esteja por fora da lista de indicados, clique aqui, caso contrário apenas confira nossa lista e compartilhe com a gente os seus favoritos!
Melhor Filme: La La Land – Cantando Estações
Com uma história de fácil identificação, La La Land conquistou um público enorme e tem feito história com seus diversos recordes em premiações, sendo uma delas o Globo de Ouro no qual recebeu 7 estatuetas, sendo o filme mais bem premiado da história desse evento. No Oscar ele está com 14 indicações, o maior número já recebido por um filme, portanto estando junto de Titanic (1997) e A Malvada (1950).
Segundo lugar: Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Diretor: Damien Chazelle por La La Land – Cantando Estações
Tendo apenas 32 anos e cara de 20, Damien já possui grandes filmes de sucesso em sua filmografia. O Jovem tem ganhado diversos prêmios de melhor diretor por La La Land, sendo essa talvez uma das categorias mais garantidas dessa edição.
Segundo lugar: Mel Gibson por Até o Último Homem
Melhor Atriz: Emma Stone por La La Land – Cantando Estações
Essa é definitivamente a categoria mais concorrida dessa edição, até mais que a de “Melhor Filme”. Emma Stone entregou uma performance admirável em La La Land e levando em conta as suas vitórias nas premiações antecessoras, podemos dizer que ela é uma das favoritas.
Segundo lugar: Isabelle Huppert por Elle
Melhor Ator: Andrew Garfield por Até o Último Homem
No inicio dessa temporada de premiações, a vitoria de Casey Affleck nessa categoria parecia certa até que algumas novidades na reta final mudaram o quadro da situação. Para a nossa equipe, Andrew Garfield poder ser o grande vencedor.
Segundo lugar: Casey Affleck por Manchester à Beira-Mar
Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali por Moonlight: Sob a Luz do Luar
Mahershala Ali fez uma participação importante na primeira parte do filme e mesmo sendo breve conseguiu conquistar o público e as críticas. Essa é uma categoria bem concorrida e com ótimos atores, mas nossa equipe aposta em Mahershala.
Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis por Fences
Essa categoria foi unanime tanto para a nossa equipe quanto para as premiações que ocorreram ao longo dessa temporada. Viola está incrível em Fences e é um dos motivos que da charme ao filme, seu Oscar está praticamente garantido.
Melhor Roteiro Original: Damien Chazelle por La La Land – Cantando Estações
Tem quem critique o roteiro de La La Land por sua simplicidade, mas é ai que está seu charme. Originalidade não necessariamente anda de mãos dadas com complexabilidade, e La La Land entrega um texto seguro, bem amarrado e envolvente conectando diversos elementos já vistos antes, mas de uma forma nova e única.
Melhor Roteiro Adaptado: Eric Heisserer por A Chegada
A Chegada é sem sombras de dúvidas um dos melhores filmes de 2016 e foi adaptado de um conto escrito por Ted Chiang, um dos grandes nomes da literatura de ficção científica moderna.
Melhor Animação: Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
Zootopia é simplesmente um filme impecável que além de seu charme cinematográfico, ainda nos traz uma crítica social extremamente atual e relevante, promovendo discussões importantes que merecem reconhecimento.
Leia também: A Narrativa de Zootopia
Melhor Documentário: Eu Não Sou Seu Negro
Narrado por ninguém menos que Samuel L. Jackson, o documentário promove uma ampla discussão sobre representatividade expondo a realidade dos negros norte americanos.
Melhor Filme Estrangeiro: Toni Erdmann / O Apartamento
Sim, tivemos um empate em nossas votações. Os dois filmes tem um desenvolvimento admirável e qualquer um deles que vencer o premio será de grande mérito.
Melhor Canção Original: “City of Stars” Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul por La La Land: Cantando Estações
Imagino que não há surpresas aqui, La La Land leva mais uma.
Melhor Trilha Sonora: Justin Hurwitz por La La Land – Cantando Estações
Com duas faixas concorrendo em canção original, não é surpresa que La La Land também ganhe como melhor trilha sonora do ano.
Melhor Fotografia: Bradford Young por A Chegada
Essa é uma das categorias técnicas mais concorridas dessa edição, com filmes belíssimos como La La Land, Moonlight e Silêncio, fica difícil escolher o melhor, mas A Chegada tem a fotografia digna do prêmio de melhor do ano.
Melhor Figurino: Madeline Fontaine por Jackie
Jackie tem dividido os cinéfilos entre os que amaram e odiaram o filme, graças a sua narrativa pouco usual, no entanto seu figurino é um trabalho magnifico digno de admiração e inspiração. É difícil não se ver preso apreciando a elegância da ex primeira dama americana, Jacqueline Kennedy.
Leia também: O Figurino de Jackie & Os Melhores Figurinos Vencedores do Oscar Década a Década
Melhor Maquiagem e Cabelo: Joel Harlow e Richard Alonzo por Star Trek: Sem Fronteiras
Essa foi outra categoria que a votação da nossa equipe foi unanime. Star Trek foi um dos grandes filmes lançados no ano anterior e trouxe um eficiente trabalho de maquiagem e cabelo que permitiram a caracterização eficaz de cada um dos personagens.
Melhor Mixagem de Som: La La Land / A Chegada
Mais uma categoria que termina em empate. A Chegada (Bernard Gariépy Strobl e Claude La Haye) trouxe um trabalho sonoro extremamente bem encaixado, que dialoga com cada um dos momentos propostos, imergindo o público na atmosfera do filme. La La Land (Andy Nelson, Ai-Ling Lee e Steve A. Morrow) como um musical, não fica para trás e também se mostra extremamente competente. De fato é difícil escolher apenas um.
Melhor Edição de Som: Robert Mackenzie e Andy Wright por Até o Último Homem
A intensa edição de som, assim como a direção de Mel Gibson e a fotografia, foram alguns dos detalhes que promoveram uma das melhores sequências de guerra dos últimos anos. É difícil ignorar esse filme nessa categoria.
Melhores Efeitos Visuais: Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones e Dan Lemmon por Mogli: O Menino Lobo
A Disney é um dos estúdios mais poderosos do mundo, e nesse ano tem tudo para levar também o Oscar de melhores efeitos visuais.
Melhor Design de Produção: David Wasco e Sandy Reynolds-Wasco por La La Land – Cantando Estações
David Wasco (design de produção) e Sandy Reynolds-Wasco (decoração de set) foram os grandes responsáveis por criar esse universo fantasioso e deslumbrante que inspira os sonhos na medida que Mia (Emma Stone) conflita com as dificuldades da realidade. Mais uma que La La Land merece ganhar.
Melhor Edição: Tom Cross por La La Land – Cantando Estações
La La Land não seria o sucesso que foi se não fosse o eficiente e preciso trabalho do editor, Tom Cross. Com essa categoria o filme fecha com 9 Oscars em nossa lista.
Leia também: La La Land cria um espetáculo visual que inova e homenageia o cinema