RECOMENDAÇÕES #01 KM BLUES (hq brasileira)

km-blues-4KM BLUES é um quadrinho brasileiro, escrito por Daniel Esteves, desenhado por Wanderson de Souza e colorido por Wagner de Souza. Foi publicado pela editora “hq em foco” em dezembro de 2012. A obra conta a história de Flávio, um homem recém-divorciado que viaja por São Paulo, numa fuga dentro de si mesmo, uma procura de respostas a perguntas que ele sequer sabe quais são. Acompanhado pelo músico Cartola, o personagem visita diversos lugares que fizeram parte da vida dele, reencontrando pessoas, sentimentos e um novo caminho.
Arte: Wagner de Souza coloriu o quadrinho de uma forma não ortodoxa! As cores parecem tinta aquarela, só que pintadas com exagero, causando imperfeições propositais, concluindo em manchas. Não sei se é o meu baixo conhecimento com HQs brasileiras ou se foi proposital, mas a ambientação é rica de costumes brazucas, a cerveja tem o nome “Scol”, uma lanchonete se chama “Skina”, ressaltando a mania brasileira de estilizar a palavra, escrevendo de forma incorreta, temos praia, futebol, avenidas conhecidas, aeroporto de Congonhas e etc.
Wagner escolheu bem as cores, colorindo de forma agressiva certos momentos, ou mesmo, deixando de colorir, trazendo um vazio pra tal quadro.
Wanderson de Souza desenhou os personagens com características diferentes, algo importante, se tratando que a história passa em um país multirracial. O aclamado sambista Cartola, participa do quadrinho, sua caracterização foi bonita e estilosa.

popground_km_blues1
A HQ tem boas construções de quadros, como por exemplo a primeira página, que tem um casal em cima de uma pedra, porém no final dela, simbolizando o fim daquele amor, a frente da pedra tem um grande oceano e depois do oceano, tem um sol, mostrando que há uma esperança, após aquele longo percurso, a esperança é a volta daquele amor… será? Mesmo sendo curto, esse título gera tensão e dúvidas perante sua conclusão.
Esse post busca oferecer o mínimo de spoiler, então apenas direi que existem duas páginas que fazem uma incrível sequência, a qual só os quadrinhos podem fazer (fui pretensioso agora hahaha). “PONTO POSITIVO” para o autor que abusou da linguagem.

Roteiro: Esse post não deseja “spoilar” ninguém, e sim incentivar, como o quadrinho é um volume único, não falarei muito sobre a história. KM BLUES é uma viajem! Não só na questão das estradas e idas e vindas, que a obra mostra, essa hq é uma aventura sobre momentos de um ser humano, e o que é mais belo, essa aventura retrata os humanos e como é sua convivência em sociedade, erros, amores, amizades, ódio, perdão e etc.

KM BLUES põe a prova questões afetivas de várias formas e debate um tema “até onde conseguimos perdoar?”. A hq de Daniel se questiona sobre o passado, a importância do que já foi construído, a necessidade de conviver em família, entre outros corriqueiros assuntos.

Além de ser um quadrinho excelente, KM BLUES é um belo ensinamento (o qual vocês descobrirão ao ler). Bom pessoal, vão atrás dessa obra, ela merece muito ser lida. Incentivem o mercado nacional! Leiam!! Obrigado e até a próxima.