Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Editora: Editora Arqueiro
Ano: 2015
240 páginas
Eu ainda não tinha feito o anuncio mas com muito orgulho que apresento o nosso novo parceiro..a editora Arqueiro!!!!! E pra começar bem,nada mais do que resenhar um livro de autoria do Douglas Adams!!
Dirk Gently como já deu pra perceber na capa. é o principal personagem do livro,mas só vemos o personagem depois de algumas páginas lidas.No começo da história conhecemos o Richard,um programador que trabalha numa empresa desenvolvendo um software que gera música a partir da realidade. A ideia principal do software é que as formas da natureza e objetos apresentam harmonia que pode ser transformada em música, desde que se consiga criar um equação que “traduza” as formas em notas musicais eficientemente.
Voltando para o Dirk e sua Agência de Investigação Holística, Dirk é o tipo de sujeito que ninguém sabe muito sobre ele.O investigador também sempre troca de nome e vive em lugares diferentes, e justamente por isso acaba surpreendendo as pessoas de várias formas. Ele acredita na interconectividade entre um evento e tudo que o antecede,e o que sucede também, de tal forma como que uma investigação como a busca por um gato perdido pode incluir uma viagem para as Bahamas, e é super certo incluí-la na conta do cliente(cara de pau né?!). Apesar de crenças duvidosas, Dirk tem uma capacidade incrível de ligar fatos e tirar conclusões meio que absurdas, mas coerentes. Um exemplo dado foi em seu tempo de estudante, quando Dirk, depois de se dar conta das suas habilidades, passou a vender suas análises sobre quais questões poderiam cair nas provas. Tudo isso era feito através do estudo de provas passadas e tentativa de detectar algum padrão para poder estimar o tipo de questão que iria cair nas suas próprias provas. O problema foi quando ele conseguiu adivinhar uma prova inteira, até mesmo o posicionamento das vírgulas, e graças a esse feito ele foi preso sob a acusação de estar roubando avaliações.
Dirk é uma pessoa muito curiosa,uma dia ele viu o seu ex colega de faculdade Richard fazer algo bem suspeito,onde logo depois o detetive ofereceu sua ajuda a ele.E assim começa uma série de coisas malucas e super engraçadas! No livro podemos encontrar figuras como um poeta que se chama Samuel Taylor Coleridge,um gato desaparecido, um Monge Eletrônico que acredita que o mundo é rosa, etc… 😛
”Não tinha percebido como a água é suja aqui. E fria. Tome – ele entregou a toalha para Dirk -,obrigado.Você sempre carrega uma toalha?”
Com a narrativa de Douglas Adams,e com vários personagens que não chegam a se encontrar de fato,mas tem uma grande influência nas vidas uns dos outros..A trama parece que não vai levar a lugar nenhum até você chegar no final e ver que tudo era coerente!!! Se você não conhece nenhuma obra do grande Douglas Adams,pode acontecer de ficar um pouco confuso,mas o grande charme está no desenvolvimento das cenas, a narrativa e diálogos dos personagens.Te garanto que você vai se divertir bastante lendo esse livro e qualquer outra obra do autor.