Título: Desventuras em Série: O Fim – Volume 13
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 284
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Ao longo de todos os livros de Desventuras em Série fomos alertados que essa não é uma história com final feliz, se enganou quem chegou até aqui pensado que nada poderia ser tão ruim que não pudesse piorar, esse é o caso do último livro da saga.
O fim dessa crônica infeliz é como o seu mau começo, pois cada desventura só revela mais uma, e mais uma, e mais uma, e somente aqueles que têm estômago para essa estranha e pungente narrativa devem se aventurar ainda mais fundo […].
Esse último volume da série começa diferente dos demais, com uma situação inimaginável, os Baudelaire e o vilão, Conde Olaf, dividindo o mesmo barco. Isso acontece porque os órfãos, contrariando suas próprias convicções, acabam tendo que causar um incêndio no Hotel Desenlace.
Fugindo das chamas e levados por uma tempestade imprevisível, eles acabam atracando em uma ilha misteriosa onde conhecem a jovem Sexta-feira que, ignorando a presença do Conde Olaf, convida os Baudelaire para conhecer sua vila. Lá eles são apresentados a Ishmael, o facilitador, um homem suspeito que diz zelar pelos costumes e tradições do povo da ilha (todos náufragos), mas que na verdade se trata de um sujeito manipulador e cheio de segredos.
Os irmãos Baudelaire começam a achar a vida na ilha extremamente tediosa e passam a questionar os métodos do excêntrico Ishmael, que envolve a distribuição de “cordial de coco”, bebida que faz com que os habitantes da ilha aceitem tudo que lhes é imposto, e um segredo sobre todos os objetos que vão parar na ilha.
Desconfiados das intenções do facilitador, os órfãos começam a investigar e acabam descobrindo um “barraco” construído pelo próprio Ishmael para esconder todos os objetos que ele encontra, de temperos à livros, incluindo um importante volume contendo toda a história da ilha, através desse livro os Baudelaire descobrem que seus pais já moraram lá, algo que pode lhes fornecer importantes informações sobre suas origens.
Em meio a tudo isso, o Conde Olaf é preso em uma gaiola na praia e após uma outra tempestade é o primeiro a ver o grande quadrado de livros que naufraga na ilha, esse estranho barco improvisado transporta a inconsciente Kit Snicket acompanhada da Víbora Incrivelmente Mortífera (isso mesmo, a amigável cobra de A Sala dos Répteis, segundo volume da série). Para completar essa estranha situação, Kit está quase entrando em trabalho de parto, fazendo com que o livro alcance seu ápice e a história comece a se desenrolar.
Mas não espere obter todas as respostas que procura nesse volume e prepare-se para usar sua própria imaginação para desvendar alguns dos mistérios que acompanharam a vida dos Baudelaire até aqui. Esse décimo terceiro volume da série deixa uma importante lição: Que ninguém é totalmente bom ou totalmente mau. A história dos órfãos se encerra com o início de uma nova e incrível aventura e só nos resta torcer para que esta seja repleta de sorte e felicidade.
Por mais apegado que você esteja à esse irmãos não se preocupe, você poderá revisitar todas as desventuras em breve na nova série da Netflix Desventuras em Série que deve estrear ainda esse ano.