[Resenha] Maze Runner – A Cura Mortal | James Dashner

103417

Título: A Cura Mortal
Título original: The Death Cure
Autor: James Dashner
Ano: 2012 (no Brasil)
Páginas: 364
Editora: V&R Editoras

 

A Cura Mortal é o livro da saga Maze Runner que traz o desfecho da história de Thomas. Diferentemente dos livros anteriores, esse volume propõe um novo ângulo de observação que leva o leitor ao cenário pré-apocalíptico em que o mundo se encontra, expondo a situação das cidades que ainda lutam contra o Fulgor e encerrando a fase de experimentos do CRUEL, iniciadas no labirinto.

Esse terceiro livro, começa com Thomas preso, isolado do seus amigos e convicto de que contraiu o Fulgor, doença que degenera o cérebro. Confuso e sem saber muito bem onde está confinado, Thomas, é finalmente libertado por Janson, um ardiloso funcionário do CRUEL, que o reúne a seus amigos e anuncia que a organização está muito próxima de encontrar a cura para o Fulgor e que o próximo passo é devolver as memórias dos garotos, porém cansados de tantas mentiras eles decidem que não querem participar do procedimento e planejam uma fuga.

THE SCORCH TRIALS

Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível, uma solução mortal, sem retorno.

Divididos pelo CRUEL do restante dos Clareanos, Thomas, Newt, Minho, Brenda e Jorge fogem para Denver em busca de um refúgio seguro e de aliados contra o CRUEL. Nesse ponto, os leitores são apresentados a um novo cenário de completo caos onde é possível observar com mais clareza a realidade de um planeta que está à beira da ruína.

mazerunner-thescorchtrials-giveawayscorchinsiders

A Cura Mortal é um livro repleto de ação, tensão, mistério, traição e emoção, com capítulos rápidos e uma promessa de conclusão para a história de Thomas a trama prende do início ao fim, mas não se decepcione se, ainda sim, você não tiver uma resposta para todas as suas perguntas. Fatos importantes da história ficam em aberto, ou por uma intensão de James Dashner de deixar o leitor tomar suas próprias conclusões ou porque o autor simplesmente preferiu dar algumas dessas respostas através das prequels (livros que precedem a história de Thomas, como Ordem do Extermínio, quarto livro lançado e O Código da Febre, quinto livro da saga, com lançamento previsto para outubro).

Independente da estratégia utilizada por Dashner, a conclusão é satisfatória, mas também muito realista algo que talvez tenha decepcionado os fãs mais românticos, aliás falando em romance se você está esperando ansiosamente pelo desfecho do triângulo amoroso da saga, saiba que esse nunca foi o foco da série e que na verdade a relação que deve e merece ser valorizada nessa história é a irmandade de Thomas, Newt e Minho.

photo-4

 

REVER GERAL
Nota
9.4
Sou do tipo que chora em filmes, séries e livros, por isso mesmo me considero uma apaixonada. Reparo em coisas que pouca gente presta atenção como figurinos, cenários e trilhas sonoras.