Título: O Nome do Vento
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Ano: 2009
656 páginas
Depois de anos após seu lançamento,O Nome do Vento é um livro que até hoje é bem falado por todos os leitores que adoram fantasia( Ok,nem todos né?!),e eu tive que tirar minhas próprias conclusões sobre a trama do livro.E após lê-lo minhas expectativas foram todas superadas.
A história do livro se passa com o garoto Kvothe,que é de um grupo de artistas ambulantes Edena Ruh. Quando criança,todo o grupo, incluindo seus pais, é assassinada pelo grupo demoníaco Chandriano! E isso se tornou uma lenda por muitas pessoas. Com isso o jovem Kvothe traça um plano para sua vida,que é encontrar Chandriano e vingar a morte de seus pais e amigos.
No começo da história somos apresentados a Kote, dono de uma hospedaria.Que é um sujeito bem misterioso por sinal.E um certo momento chega na hospedaria um cronista, e ele o reconhece como Kvothe,o famoso matador do rei.Logo em seguida o cronista consegue convencer Kvothe a contar sua história,que era desconhecida por muitos. Pra quem não sabe,o primeiro livro da trilogia,nos vamos conhecer a infância de Kvothe, o tempo que ele passou com o grupo Edena Ruh,como foi a vida dele depois da morte de seus pais e amigos.
Pra tentar ter sua vingança Kvothe faz de tudo pra entrar na universidade,onde ele aprenderá a usar a magia e ter o máximo de conhecimento possível para enfrentar o grupo Chandriano. Também não posso esquecer dos seus primeiros anos na Universidade,seus mentores,novos amigos e o seu grande amor pela música e por uma garota. :p
Uma coisa bem interessante é a narrativa apresentada,ela começa após Kvothe passar pela universidade,quando o conhecemos como Kote,a narrativa é feita em terceira pessoa.Já quando está contando sua história como Kvothe,a narrativa muda para primeira pessoa.Ao longo da história temos uma grande parte contada em primeira pessoa,só acaba mudando quando voltamos a hospedaria quando Kove conta a sua história.
Um personagem que ganha bastante atenção no livro é a Denna! Kvothe a conhece antes de entrar na Universidade,e logo ficou apaixonado pela moça,mas em seguida eles se separam e cada um seguiu o seu caminho.O engraçado é que logo depois que Kvothe entra na Universidade,ele encontra Denna novamente,dai ela vive desaparecendo e aparecendo na vida dele(bem confuso não?!)
“Não importa como você leve sua vida, sua inteligência o defenderá melhor do que uma espada. Trate de mantê-a afiada!”
Pra mim é muito difícil escrever sobre o Nome do Vento,por tamanha riqueza da história,cada detalhe das coisas é de deixar uma pessoa que adora literatura fantástica super maravilhada! O legal da história é que ninguém nasce com um dom,todos aprenderam na Universidade ou por outro meios,sempre tem que passar por uma aprendizagem. O pouco que escrevi não deu pra passar quase nada da história,se não seria um texto hiper mega gigante e bem cansativo de ler, O Nome do Vento é algo que todo amante de fantasia deve ler,pra poder tirar suas próprias conclusões. Mesmo sendo um livro longo e puxado,vale muito a pena adentrar nessa história incrívrel.